O resumo da 18ª Feira do Livro

A 18ª Feira do Livro começou dia 16. No primeiro dia o destaque ficou para as rodas de conversa com os jovens empresários Rodaika Diel e Igor Gaelzer. Eles faram de suas histórias de vida pessoal e profissional para estudantes do ensino fundamental. A noite foi reservada para as apresentações do Coral Municipal e Vocal de Picada Café na Casa de Cultura Joaneta.

        No segundo dia de feira destaque para o Sarau Literário. Estudantes do ensino fundamental e do ensino médico declamaram seus textos para um corpo de jurados. A presença do escritor Juares de Souza abrilhantou a noite poética que aconteceu na Sociedade Aliança.

        A quinta-feira, dia 18, foi um dia repleto de atividades. A partir das 08 horas da manhã os escritores Caio Ritter, Eliandro Rocha e Márcia Funke Dieter circularam por todas as escolas de Picada Café falando de suas obras, de suas carreiras e da importância da leitura. E a noite foi espetacular. Sim! A abertura oficial emocionou e deixou boquiabertos aqueles que estavam no Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn. O espetáculo Entre Passos e Palavras com o envolvimento de alunos e professores das Escolas Municipais 25 de Julho e Santa Joana Francisca misturou música, dança e poesia e teve como ingrediente principal a energia positiva. E para fechar o dia o comediante Jair Kobe trouxe seu personagem Guri de Uruguaiana para momentos de riso fácil para o público que lotou o centro de eventos.

        Na sexta-feira, 19, os escritores Cássio Pantaleoni e Manuel Filho receberam os seus leitores em diversas rodas de conversa. Eles interagiram significativamente com seus expectadores. Novas histórias foram criadas na hora. O parque viro espaço de criação. Munidos de seus vale livros os estudantes foram em busca de novas obras para seus acervos nos quatro livreiros presentes na feira. A rainha de Picada Café, a jovem estudante Isadora Dal Medico Gomes da Silva, estava selecionando livros que enriquecessem sua experiência profissional. “A Feira do Livro é um reflexo desse grande trabalho que se faz nas escolas enfatizando a leitura”, reitera.

        E no último dia da feira a trupe Cia Espicula dos atores Micheli dos Santos e Mikael Marques trouxe muitas risadas com o espetáculo Circolando em que abordam de maneira descontraída a arte circense. Logo na sequência, os mesmos atores foram um dos oficineiros nas cinco oficinas que foram oferecidas gratuitamente aos estudantes. Micheli e Mikael ensinaram técnicas com os malabares, Karin Lamb ensinou técnicas de artesanato, Márcia Hansen Backes discorreu sobre a fotografia, Elisete Benke sobre sucos e sorvetes naturais e Rafael Hoffmann sobre ciclismo.

        A 18ª Feira do Livro foi uma realização da Associação Cultural de Picada Café e da Prefeitura Municipal de Picada Café. Contou com o financiamento do Pró-Cultura RS, patrocínio através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Cooperativa Piá, Coopershoes e Sugar Shoes além de patrocínio direto de Sicredi Pioneira.  Foi apoiador desse evento a Associação dos Municípios da Rota Romântica e a Emater/Ascar.









Foto e texto: Marco Dieder

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade desenvolvida sobre o filme Robin Hood, na disciplina de História.

PREFEITO POR UM DIA