Atividade desenvolvida sobre o filme Robin Hood, na disciplina de História.
Atividade desenvolvida sobre o filme Robin Hood, na disciplina de História.
Os alunos do
7º ano, assistiram ao filme Robin Hood, como parte dos estudos realizados sobre
a Europa Medieval. Após pesquisas sobre os feudos e produção de maquetes, em que
colocaram em prática o que havia sido descoberto sobre os reis, castelos,
alimentação, vestes, impostos, as Cruzadas e demais conflitos. A partir disso
foi feita a proposta que consistia em assistir o filme, anotar as informações,
tirara as dúvidas com a professora e por fim escolher uma cena e organizar a
sua dramatização.
Fique agora
com os resultados, depoimentos e imagens destas atividades:
“Com o filme vi que somente, reis, rainhas, princesas e
príncipes podiam morar em castelos, os “criados” moravam em casas com teto de
palha e a casa de madeira...Também havia crianças que eram excluídas, pois
quando seus pais morriam, ninguém mais as queriam e elas ficavam sem direção. E
que a França era inimiga da Inglaterra, por isso houve uma guerra” Tauã Júnior Santana
Severo.
“Aprendi que a rainha deve entregar a coroa ao rei e dizer:
_Vida longa ao rei! O novo rei era o irmão do rei que está morto. Robin traz a
coroa e as informações. E entrega a coroa.” Ana Paula Schneider
“Eu aprendi que naquela época ter um rei era muito importante
num feudo, e na dramatização deu pra ver bem isso...as vestimentas eram
diferentes, eram mais simples, as casas eram mais pobres, mas tinha tudo o que
uma pessoa precisava. ” Élen Tainá Braun
“Quando voltavam das Cruzadas, invadiam os castelos para
roubar os suprimentos. E que quando um rei morria, não poderia dizer que
morreu. Eram seguidas as regras de etiqueta, como por exemplo: não poder olhar
para o rei e se ajoelhar no joelho direito.”Nícolas Cauã Braun
“Se o principal escudeiro do rei conseguisse levar a coroa e
trazer notícias para a rainha, ele ganhava uma recompensa...Os impostos eram
muito caros, eles deveriam pagar impostos para a coroa e para a Igreja, com moedas,
alimentos, animais e até terras. Se não pagassem os impostos, eram expulsos do
feudo.” Matheus Khauã Wickert
“Achei bem legal o filme e interessante. E também gostei da
ideia da professora Sandra, de fazermos um teatro do filme. Foi bem bacana o
teatro. Parabéns!” Nícolas Hansen
Ao final das
dramatizações, os alunos ainda realizaram uma conclusão individualmente,
comparando as vivências medievais com o tempo presente, destacando as mudanças
e as permanências. Algo tão necessário aos estudos de História.
O filme como recurso pedagógico foi
oficializado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) em 1998. Portanto é
uma ferramenta que agrega valor ao conteúdo estudado e serve de ilustração, que
transmite valores, conceitos e representações de uma sociedade. No caso
específico aqui, a sociedade medieval.
Professora: Sandra Beatriz Pinheiro da Luz
Comentários
Postar um comentário