Atividade desenvolvida sobre o filme Robin Hood, na disciplina de História.


Atividade desenvolvida sobre o filme Robin Hood, na disciplina de História.

            Os alunos do 7º ano, assistiram ao filme Robin Hood, como parte dos estudos realizados sobre a Europa Medieval. Após pesquisas sobre os feudos e produção de maquetes, em que colocaram em prática o que havia sido descoberto sobre os reis, castelos, alimentação, vestes, impostos, as Cruzadas e demais conflitos. A partir disso foi feita a proposta que consistia em assistir o filme, anotar as informações, tirara as dúvidas com a professora e por fim escolher uma cena e organizar a sua dramatização.
            Fique agora com os resultados, depoimentos e imagens destas atividades:
“Com o filme vi que somente, reis, rainhas, princesas e príncipes podiam morar em castelos, os “criados” moravam em casas com teto de palha e a casa de madeira...Também havia crianças que eram excluídas, pois quando seus pais morriam, ninguém mais as queriam e elas ficavam sem direção. E que a França era inimiga da Inglaterra, por isso houve uma guerra” Tauã Júnior Santana Severo.

“Aprendi que a rainha deve entregar a coroa ao rei e dizer: _Vida longa ao rei! O novo rei era o irmão do rei que está morto. Robin traz a coroa e as informações. E entrega a coroa.” Ana Paula Schneider
“Eu aprendi que naquela época ter um rei era muito importante num feudo, e na dramatização deu pra ver bem isso...as vestimentas eram diferentes, eram mais simples, as casas eram mais pobres, mas tinha tudo o que uma pessoa precisava. ” Élen Tainá Braun

“Quando voltavam das Cruzadas, invadiam os castelos para roubar os suprimentos. E que quando um rei morria, não poderia dizer que morreu. Eram seguidas as regras de etiqueta, como por exemplo: não poder olhar para o rei e se ajoelhar no joelho direito.”Nícolas Cauã Braun

“Se o principal escudeiro do rei conseguisse levar a coroa e trazer notícias para a rainha, ele ganhava uma recompensa...Os impostos eram muito caros, eles deveriam pagar impostos para a coroa e para a Igreja, com moedas, alimentos, animais e até terras. Se não pagassem os impostos, eram expulsos do feudo.” Matheus Khauã Wickert

“Achei bem legal o filme e interessante. E também gostei da ideia da professora Sandra, de fazermos um teatro do filme. Foi bem bacana o teatro. Parabéns!” Nícolas Hansen

         Ao final das dramatizações, os alunos ainda realizaram uma conclusão individualmente, comparando as vivências medievais com o tempo presente, destacando as mudanças e as permanências. Algo tão necessário aos estudos de História.
O filme como recurso pedagógico foi oficializado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) em 1998. Portanto é uma ferramenta que agrega valor ao conteúdo estudado e serve de ilustração, que transmite valores, conceitos e representações de uma sociedade. No caso específico aqui, a sociedade medieval.

Professora: Sandra Beatriz Pinheiro da Luz












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREFEITO POR UM DIA