Escola Santa Joana Francisca e sua horta escolar
Por acreditar na metodologia de Projetos do Programa a União faz a Vida, a Oficina de Horta do Turno Integral da Escola Santa Joana Francisca, vem criando espaços de aprendizagem, pautada na filosofia de Escola de Campo e se inspirando para a vida.
Com a orientação da Professora Neusa Morschell Weber e supervisão da vice-diretora Andréa Knorst Schneider, os alunos participantes dessa oficina (5º, 6º ano e 7º ano) iniciaram o plantio de mais um canteiro de verduras, hortaliças e temperos. Couve-flor, couve-folha, rúcula e cebolinha.
A prática de preparação de diferentes tipos de horta, iniciada ano passado com o modelo em degraus, os canteiros de temperos, morangos e verduras iniciado pelo segundo ano da Professora Daniela Wolf e o relógio de chás executado pelo quarto ano, foi incrementada esse ano com a criação de um novo espaço. Desde a montagem da caixa, até o preenchimento com terra e adubo.
Já avançamos em oportunizar a irrigação por gotejamento e aspersão, com a água de chuva coletada em nosso reservatório (cisterna), escolhas de mudas e tempo correto de plantio das diferentes variedades. Ainda precisamos de apoio e orientação quanto à qualidade da água, do solo e de insumos orgânicos.
Proporcionar aos alunos um espaço de aprendizagem cooperativo, onde visualizamos o “brotar das sementes plantadas” está fazendo a grande diferença. Somos mais solidários, somos mais afetivos, somos mais confiantes em nossos sonhos e práticas sociais.
A escola Santa Joana Francisca parabeniza o grupo pelo trabalho, trabalho que dignifica e expressa qualidade de vida que buscamos em ter uma alimentação mais saudável, próxima dessa comunidade rural/urbana/industrial que convive em Picada Café.
Comentários
Postar um comentário