PROJETO INVERNO – TURMA 7º ANO
PROJETO
INVERNO – TURMA 7º ANO
O projeto
iniciou no dia seis de julho, quando, em uma aula de Língua e Cultura Inglesa, a
turma fez uma caminhada pelo bairro da escola. Antes de saírem, a professora solicitou
que observassem a natureza e as mudanças que podiam perceber no meio que os
cercava. Após a saída, conversaram sobre o assunto e sobre como a estação
inverno apresenta muitas coisas, sobre as quais os alunos poderiam e deveriam
pensar.
Então, a
professora perguntou-lhes o que já sabíamos sobre este assunto e o que queriam
saber:
Algumas
respostas foram:
O que
sabíamos:
|
O que
queríamos saber:
|
Inverno na nossa região é gelado;
|
Por que certos frutos nascem nessa época?
|
Vento é frio;
|
Por que certas cores são predominantes nas frutas:
laranja, amarelo, verde?
|
Comemos mais;
|
Por que o vento é mais gelado?
|
Não suamos muito;
|
Por que o sereno pode ser visto sobre as plantas
ao longo da manhã?
|
Nessa época é mais frio, porque a Terra está mais
distante do sol;
|
Como os animais se protegem do frio?
|
As árvores estão mais secas;
|
Como as plantas se protegem do frio?
|
Tem muitas folhas pelo chão.
|
Por que nessa época tem tanta gripe? E alergias?
|
Como o inverno interfere na vida das pessoas nos
dias atuais?
|
A partir
disso, surgiu o projeto intitulado Inverno e suas implicações no dia a dia.
Vários professores se envolveram no projeto e trabalharam buscando dentro de
seus currículos respostas aos questionamentos dos alunos.
Depois de
um longo período de estudos, no dia 06 de novembro, os alunos apresentaram aos
colegas das demais turmas das séries finais, suas aprendizagens e conhecimentos
adquiridos. Este dia foi marcado por apresentações:
·
sobre o inverno e suas interferências na vida das
pessoas em diferentes países que falam a Língua Inglesa;
·
de vestimentas estudadas em Língua Alemã;
·
de poemas e acrósticos produzidos em Língua
Portuguesa;
·
de conhecimentos sobre escalas termométricas
estudadas em Matemática;
·
de um telejornal sobre as regiões mais frias do
Brasil e as temperaturas mais baixas das cidades gaúchas de 2016 e 2017,
assunto estudado em Geografia;
·
de jogos de inverno estudados nas aulas de Educação
Física.
Além das
apresentações, os alunos expuseram nos corredores da escola, trabalhos
realizados nas aulas de Artes, Geografia e resumos dos conhecimentos adquiridos
nas aulas de Língua Inglesa.
Comentários
Postar um comentário