PROJETO INVERNO – TURMA 7º ANO



PROJETO INVERNO – TURMA 7º ANO

O projeto iniciou no dia seis de julho, quando, em uma aula de Língua e Cultura Inglesa, a turma fez uma caminhada pelo bairro da escola. Antes de saírem, a professora solicitou que observassem a natureza e as mudanças que podiam perceber no meio que os cercava. Após a saída, conversaram sobre o assunto e sobre como a estação inverno apresenta muitas coisas, sobre as quais os alunos poderiam e deveriam pensar.
Então, a professora perguntou-lhes o que já sabíamos sobre este assunto e o que queriam saber:
Algumas respostas foram:
O que sabíamos:
O que queríamos saber:
Inverno na nossa região é gelado;
Por que certos frutos nascem nessa época?
Vento é frio;
Por que certas cores são predominantes nas frutas: laranja, amarelo, verde?
Comemos mais;
Por que o vento é mais gelado?
Não suamos muito;
Por que o sereno pode ser visto sobre as plantas ao longo da manhã?
Nessa época é mais frio, porque a Terra está mais distante do sol;
Como os animais se protegem do frio?
As árvores estão mais secas;
Como as plantas se protegem do frio?
Tem muitas folhas pelo chão.
Por que nessa época tem tanta gripe? E alergias?

Como o inverno interfere na vida das pessoas nos dias atuais?
A partir disso, surgiu o projeto intitulado Inverno e suas implicações no dia a dia. Vários professores se envolveram no projeto e trabalharam buscando dentro de seus currículos respostas aos questionamentos dos alunos.
Depois de um longo período de estudos, no dia 06 de novembro, os alunos apresentaram aos colegas das demais turmas das séries finais, suas aprendizagens e conhecimentos adquiridos. Este dia foi marcado por apresentações:
·         sobre o inverno e suas interferências na vida das pessoas em diferentes países que falam a Língua Inglesa;
·         de vestimentas estudadas em Língua Alemã;
·         de poemas e acrósticos produzidos em Língua Portuguesa;
·         de conhecimentos sobre escalas termométricas estudadas em Matemática;
·         de um telejornal sobre as regiões mais frias do Brasil e as temperaturas mais baixas das cidades gaúchas de 2016 e 2017, assunto estudado em Geografia;
·         de jogos de inverno estudados nas aulas de Educação Física.
Além das apresentações, os alunos expuseram nos corredores da escola, trabalhos realizados nas aulas de Artes, Geografia e resumos dos conhecimentos adquiridos nas aulas de Língua Inglesa.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade desenvolvida sobre o filme Robin Hood, na disciplina de História.

PREFEITO POR UM DIA