Tribunal sobre a Revolução Industrial

    Os alunos do 8º ano trabalharam o conteúdo "Revolução Industrial", nas aulas de História, de modo diferente. Primeiro, os alunos tiveram que ler o capítulo do livro que abordava o assunto e realizar pesquisas em outros materiais disponíveis. Após, se apropriaram das informações e foram divididos em três grupos para formar um Tribunal da Revolução. No total, foram três grupos, com tarefa de defender, rebater e organizar a discussão. O debate foi sobre os aspectos positivos e negativos da 1ª Revolução Industrial e sobre a Inglaterra. 
       Os resultados você pode acompanhar, em parte, na produção do vídeo feito pelos alunos. 

Professora Sandra da Luz





Abelhuda faz visita à escola

Na tarde do dia 30 de junho, esteve visitando nossa escola a kombi “ABELHUDA”. É uma kombi recheada de livros para as diferentes faixas etárias. Este é um projeto de incentivo à leitura da Cooperativa Sicredi Pioneira RS, através do programa de educação “A União faz a Vida”. Quem teve a ideia de trazer a biblioteca móvel, foi a professora Marcia Roloff. As crianças se divertiram e puderam ler diferentes livros, acompanhe os depoimentos de alguns alunos e as fotos!

"Eu gostei muito da Abelhuda. Tinha muitos livros e eu me diverti muito!" - Daniele do 3º ano.

"Eu gostei, porque quem não sabia ler, o professor Daniel, da kombi, falou que podia ler as imagens. Tinha livros de princesas, vacas e fadas." - Ana do 2º ano.
































8ª Olimpíada Nacional de História


Durante os meses de Maio e Junho, a Escola Santa Joana Francisca foi representada na Oitava Olimpíada Nacional de História. A disputa é realizada por pequenas equipes do 8º e 9º ano e o professor da disciplina de História. São no total cinco fases que ocorrem online e que duram uma semana cada uma. As respostas  são obtidas pelos alunos participantes através de conversas entre os membros da equipe, pesquisa em livros, internet e com professores.
Umas das equipes de nossa escola, Los Historiadores STA, conseguiu chegar até a quarte etapa. O sentimento de orgulho é grande, em ver o esforço coletivo da equipe! Aos alunos, os nossos Parabéns!


Alunos Luís, Roberta e Adriane, com a 
professora de História, Sandra da Luz



Equipe "Los Historiadores STA"





Uma visita a sua história


Numa visita in loco às obras de restauração da casa antiga na Praça Arthur Stumpf estudantes da Escola Municipal Santa Joana Francisca puderam tirar suas dúvidas e apoderar-se do que ali pretende-se executar. Abaixo a professora Sandra Beatriz Pinheiro da Luz faz um resumo do trabalho desenvolvido com seus alunos.
“No dia 8 de junho os alunos do 6° ano acompanhados das professoras Sandra Beatriz Pinheiro da Luz e Thaís Stoffel visitaram as obras de restauração da casa em estilo enxaimel da praça Pedro Arthur Stumpf no centro do Bairro Joaneta. Lá foram recebidos pelas arquitetas responsáveis pelo projeto de restauração da casa, Karin Brakemeier e Paula Nader, e da secretária de Planejamento do Município Cristhie Lenz.
O objetivo da visita foi em razão das inúmeras perguntas e questionamentos que os alunos vinham realizando sobre as obras que estavam sendo feitas no decorrer dos últimos meses e que presenciavam na vinda para a escola. Primeiro foi realizada uma visita exploratória em que os alunos divididos em duplas apreciaram, observaram e descreveram o que visualizaram. Ao retornarem para a escola, de modo coletivo foram organizadas as dúvidas que pairavam sobre a obra. Cada dupla ficou responsável por realizar uma pergunta no dia da visita.
Portanto, o conhecimento sobre o entorno escolar é tema da disciplina de História em que a preservação do patrimônio histórico é parte da valorização da história local e inserida na memória de seus moradores e de familiares dos alunos também. Nesse sentido, entendo que quando o aluno enxerga fragmentos da sua história sendo resgatada e valorizada é um caminho para que eles possam ajudar nesta preservação pois se sentem pertencentes a ela. Outra conclusão que tenho em relação ao trabalho é que partiu de um movimento da comunidade que tinha o desejo de preservar através do Memorial parte de sua história. Além disso entraram em contato com o processo de restauração, as técnicas utilizadas, os materiais das construções de um século atrás, as pedras, as madeiras, o reboco, o telhado, os profissionais que atuam nesta área, enfim todo o processo que envolve a preservação.
A seguir acompanhem alguns depoimentos dos alunos após a visita:
’’ Eu não tinha visto ela inteira somente quando visitamos que me dei conta da importância da casa para a comunidade. Eu sabia bem pouco sobre a história, agora com o estudo que estamos fazendo eu posso contar para os meus pais e perguntar algumas coisas para os meus avós, porque eles moram aqui mais tempo. Com a restauração a comunidade vai dar mais atenção a praça.” Mathias Wickert.
“A restauração é importante porque já moraram pessoas importantes no local, como o sub prefeito e fica no centro da Joaneta, numa praça. Acho uma boa ideia da casa, seria bom se fosse um museu de objetos antigos.” Breno Knorst Schneider.
“Eu não tinha me dado conta do valor histórico da casa, pois ela conta a história dos nossos antepassados, assim como a nossa casa conta a nossa história, a história de quem mora nela. Espero que após a restauração a casa cumpra sua função que é guardar a memória.” José Arthur Braun.
“A casa é importante pra quem mora aqui, porque ela conta uma história sobre a comunidade. Ela é um símbolo para Joaneta e que teve várias utilidades. Eu não me interessava pela casa, agora eu tive mais curiosidades desde que estamos realizando este estudo.” Brenda Mariéli Führ.
O trabalho iniciado segue ainda neste trimestre, em que vamos aprofundar um pouco mais sobre a história da casa, e os alunos estão escrevendo os textos sobre as visitas e após será produzido um painel com as informações coletadas por eles. O grupo também está atento acompanhando o desenrolar das obras.”

Professora de História Sandra Beatriz Pinheiro da Luz
Fotos por Marco Dieder














Concurso "Pesquisar e conhecer para combater 
o mosquito Aedes aegypti"

Os alunos do 4º e do 5º ano da oficina de Mídias - Produção de vídeos, foram instigados a elaborarem um vídeo de 90 min sobre o que fizeram, em sua escola e comunidade, para combater o mosquito. De forma criativa, eles tiveram que elaborar um roteiro e começar as filmagens. Dois grupos fizeram o vídeo, porém somente um pôde se inscrever, pois não era permitido ter mais de um grupo inscrito na mesma categoria.
Confira o trabalho desses alunos!

Professora Bruna Endler

Vídeo dos alunos Bianca Schons, Júlia dos Santos 
e Pedro Kunzler



Vídeo das alunas Brenda de Moura e Julia Buss


Um professor que ensina com um personagem
           Na última quarta-feira, 11, o professor de Física da Feevale César Schmitt esteve na Escola Santa Joana Francisca palestrando para os estudantes do ensino fundamental. O tema central do encontro foi Astronomia. Criação do Universo, Via Láctea, meses do ano, Lua, satélites naturais, planetas...enfim, vários temas perpassaram nessa uma hora e meia de conversa. César fez questão de demonstrar o quão pequeno e frágil é a vida no planeta Terra. “Aproveitem essa chance que o Universo concedeu a vocês e principalmente cuidem do planeta para que as próximas gerações consigam sobreviver”, salientou. Como um dos exemplos, o professor citou que somente 0,003% da água existente na Terra é passível de consumo humano.
          Ao final César saiu do auditório e voltou encarnando o personagem dos cinemas Darth Vader, para a alegria das crianças. A palestra foi gratuita. César, em contrapartida, solicitou a arrecadação de alimentos não perecíveis. Os 80 quilos angariados junto aos alunos foram repassadas para instituições de caridade.
Fotos e texto 
Marco Dieder

Assessoria de Imprensa




































                      Olimpíada de Astronomia

Nos dias 02 e 03 de Maio os alunos do 4º ao 8º ano junto aos seus professores e em preparação para a prova de Astronomia/2016, apresentaram suas pesquisas sobre o tema e assistiram às dos colegas. Foram maquetes, telejornal, vídeo, power point, representações teatrais, representações em escala, entre outros. Os assuntos foram divididos entre as diferentes áreas do conhecimento.
Aconteceram boas apresentações dos alunos demonstrando interesse pelo tema. Também assistirão uma palestra com o professor Cesar Eduardo Schmidt e realizarão simulados. A expectativa maior ficará para o dia 13 de Maio quando os alunos estarão concorrendo com milhares de alunos de outras escolas do Brasil inteiro, onde serão testados os conhecimentos.

Professora Cíntia Schoeler












Dia das mães

"Mãe: palavra pequena, mas com um significado infinito, pois quer dizer amor, dedicação, renúncia a si própria, força e sabedoria." 

Deixamos uma singela homenagem, da nossa escola, à todas as mamães que fazem parte da nossa história!



Feliz dia das Mães!


Oficina de Astronomia

A Olimpíada de Astronomia se aproxima e os alunos estão empenhados em pesquisar e aprender mais sobre nossos astros. Os alunos da Oficina de Astronomia, pesquisaram sobre vários assuntos que chamaram a atenção sobre o planeta Marte, após assistirem ao filme "Perdido em Marte", com direção de Ridley Scott.
Os temas pesquisados foram: Planeta Marte, Sondas Espaciais, Nasa, treinamento dos astronautas e os interesses voltados para Marte.
Abaixo podemos curtir o trabalho do aluno José Arthur Braun e o Trailer do filme "Perdido em Marte". 


Professora Sandra da Luz






Construção de Maquetes

Durante as aulas de História deste trimestre, os alunos do 7º ano produziram maquetes representando os feudos medievais, além de explicarem o modo de vida dos camponeses, dos Reis, aristocratas, servos, vilões e a organização dos castelos.
Os trabalhos foram expostos nas dependências da escola, para que todos pudessem visualizar os trabalhos realizados com empenho.


                                                                                 Professora Sandra da Luz
  





Objetos Antigos

Durante as aulas da disciplina de História neste início de ano letivo foi introduzido o conteúdo sobre: o que é História? Qual é a contagem da História? O que são Fontes História? Como é a contagem do tempo? Qual é a função do Historiador? Para que os alunos pudessem entender e se apropriar destes novos conceitos e vocabulários específicos da disciplina, começamos uma breve investigação em que todos deveriam pesquisar junto aos seus familiares, qual seria o objeto mais antigo que estava guardado em suas residências.
Logo surgiram várias perguntas sobre o que poderia ser considerado um objeto para os nossos estudos em aula. Foi dado um prazo maior aos alunos, porque muitos deveriam investigar não somente com seus pais, mas também com seus avôs e avós que na verdade são os guardiões das memórias familiares. Portanto, muito importantes. No decorrer das aulas os alunos já começaram a trazer as "relíquias familiares" com depoimentos impressionantes. A empolgação tomou conta de todos .
Para concretizar nossos estudos, os alunos produziram uma Exposição definida: “ Os objetos antigos “contam” Histórias. Em que receberam, no dia 04 de abril, os visitantes e explicaram suas pesquisas.

                                                                                Professora Sandra da Luz



  




  













8ª Olimpíada Nacional de História 

A Escola Santa Joana Francisca será representada por duas equipes na 8ª Olimpíada Nacional de História promovida pela UNICAMP. As equipes são formadas por alunos e alunas do 8º ano: Adriane Mombach, Ana Paula Schuhmacher, Jamili Tainara Groth, Luiz R. Hesse, Roberta  Schaab e Yuri Moraes Braz, coordenados pela professora Sandra da Luz. As equipes são:  20 de setembro e Los histororiadores STA. Também o aluno Eric Kandler estará colaborando com os colegas.
É mais um desafio proposto aos estudantes, para aprender sobre o conteúdo específico da nossa história, a História do Brasil, dentro de um ambiente virtual.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade desenvolvida sobre o filme Robin Hood, na disciplina de História.

PREFEITO POR UM DIA